A menopausa é um período de grandes mudanças físicas e psicossociais. Ela é definida como a última menstruação da vida da mulher, mas seus sintomas se iniciam a partir do climatério, em que ocorre a diminuição da produção dos hormônios ovarianos.
A diminuição de um hormônio chamado estradiol é o grande responsável pela sintomatologia desta fase, caracterizada pelos famosos “calorões”, conhecidos como fogachos, que acometem aproximadamente 85% das pacientes. Além disso, estão associados sintomas psicológicos, como depressão, irritabilidade e insônia, transtornos sexuais, especialmente a diminuição da libido e a atrofia (ressecamento) da região íntima e um maior risco de distúrbios ósseos (osteopenia e osteoporose).
Contudo, nem todas as mulheres irão vivenciar essas manifestações e muitas passarão assintomáticas por este período.
Posso fazer a reposição hormonal? Quando iniciar?
A reposição hormonal é indicada a partir das queixas de cada paciente e o quanto os sintomas interferem em sua qualidade de vida, especialmente os fogachos. Sendo muito bem indicada para a melhora destes, na prevenção de fraturas ósseas osteoporóticas e na melhora dos sintomas psicológicos e da função sexual, dentre outros benefícios.
É importante ressaltar que, como todo medicamento, existem contra indicações para o uso do hormônio e, por essa razão, é imprescindível a avaliação, orientação e indicação médica.
Para as pacientes que a terapia hormonal está contra indicada, existem diversas opções terapêuticas para alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida. Sendo assim, procure seu médico e tire suas dúvidas.